jeudi 23 avril 2009

NEUROENDOCRINOLOGIA DO ESTRESSE: HISTÓRIA E CONCEITOS.

1. INTRODUÇÃO

A Neuroendocrinologia do Estresse, surgiu, quando em 1936, Hans Selye, observando humanos e animais, verificou que quando eram submetidos a fatores de risco ou extenuantes ,apresentavam respostas também físicas e psicológicas não só mediadas pelo SNA Simpático mas também por substâncias produzidas no cérebro, especificamente na glândula hipófise e que se refletiam em outras glândulas externas ao cérebro, principalmente , as supra-renais, liberando adrenalina e noradrenalina.
Fonte: http://www.ecofield.com.ar/noticias/Salud/s-078.htm
Portanto, teríamos a hipófise produzindo fatores hormonais que desencadeariam ou liberariam (daí “release factor ou RF) nas outras glândulas (tireóide, pâncreas,supra-renais,...) que, por vez, liberariam outros hormônios nos órgãos alvo.
Assim devida a grandeza do tema Neuroendocrinologia, delimitamos a do ESTRESSE, sendo portanto, aqui revistos os segmentos em que existe englobamento neuro-hormonal referente ao Estresse.

2. HISTÓRICO E CONCEITO DE ESTRESSE

Em “A fascinante História da Teoria do Estresse”,por David B. Posen M.D, com adaptações , ele escreveu (2) :
“Dr. Hans Selye ,que é reconhecido internacionalmente como criador da Teoria do Estresse, nasceu em Viena em 1907 e emigrou para o Canadá em 1932, onde residiu em Montreal e estava na Universidade de Montreal onde ele realizou a maioria dos trabalhos que o fizeram mundialmente reconhecido..
Dr. Selye desenvolveu o conceito de Estresse enquanto estudava medicamentos em Praga , em 1920.
Começou também , quando clínico, observando, ao nível psicológico, que um paciente com pneumonia apresentava-se diferentemente, no modo psicológico, que um paciente com tuberculose e ambos apresentaram-se diferentemente que os pacientes com falência do coração, úlceras, câncer e assim por diante.
Em 1926, ainda como aluno, ele notou nos pacientes que estudava, um aspecto notavelmente semelhante: que tinham fraqueza muscular, eram cansados, apáticos , com perda de peso. e expressões faciais semelhantes que indicam que eles estavam doentes. Ele chamado este quadro, " o síndrome geral de ser doente ".
Isto provocou-lhe, na mente inquisitiva , uma direção totalmente diferente dos observadores daquela época e procurou os elementos comuns que afetavam tudo nestes pacientes , em lugar de enfocar tudo nas diferenças apresentadas pelos doentes ou seja, Selye procurou o lugar comum da doença , conduzindo-o a identificar a reação de tensão(estresse) como uma causa subjacente ou fator contribuinte principal para a maioria das enfermidades
As teorias de Selye também foram influenciadas pelos trabalhos de um fisiologista de Harvard , o Dr. Walter Cannon que ,no começo do século, identificou e nomeou o fenômeno de " briga ou luta " como sendo a resposta do corpo quando este sente-se ameaçado ou em perigo. Mas considerando que Canon viu a " síndrome de briga ou fuga " como um mecanismo positivo que o corpo usava para se proteger, Selye percebeu o fato imensamente importante que se a reação de tensão ou estresse continuasse por longo tempo, causaria dano para o corpo e mente e retro-alimentaria a enfermidade.
Outro legado de Selye é que ele obteve emprestado a palavra " tensão " do campo de Engenharia (onde se refere a forças mecânicas externas, puxamentos e tensões) para descrever esta reação no corpo apesar de Walter Cannon (ver qadro2,abaixo) ter apresentado o termo " tensão " mais cedo porém certamente foi Selye que popularizou esta denominação.( No termo Estresse, ao publicar o livro "The Stress of Life" , em 1956) .
Outros achados de Selye foi que a resposta de tensão no corpo era a mesma , não importando a causa ou fonte de tensão, denominando-os de estressores.
As experiências com ratos em 1936 , mostraram que vários estressores, tais como infecção, trauma, hemorragia, temor, e até injeção de substâncias nocivas, todos produziam o mesmo efeito , pois quando os ratos foram examinados depois, apresentavam glândula supra-renais hiperplásicas , tecido imune atrofiado ( timo e nódulos linfáticos) e úlceras gastrointestinais.
Ele tinha criado, portanto, um modelo experimental de " síndrome de há pouco apresentar-se doente ". , mas depois, de notar que um sortimento longo por estressores que produziram as mesmas respostas, nomeou-as para “ Síndrome de Adaptação Geral (ou G.A.S., em Inglês)
A teoria de Selye era que a provisão no corpo de hormônios produzidos para reagir à tensão ou estresse, é esgotada e isto conduziria à enfermidade.
Porém, Robert Sapolsky observou e escreveu no livro maravilhoso " Porquê Zebras Não Adquirem Úlceras ", que esta teoria deveria ser substituída agora por evidência que estes hormônios cruciais não são esgotados depois de exposição prolongada a estressores , mas são gerados pela própria resposta de tensão e que produz, na verdade , dano para o corpo.
Assim, as notícias boas são que nossos corpos são projetados para nos proteger ,montando uma reação de tensão em resposta para várias ameaças físicas ou psíquicas enquanto que . as notícias ruins são que a reação de tensão não pode ser sustentada por muito tempo pois, neste caso, o corpo sofre dano e adoece . Em outras palavras, existem benefícios quando nossos corpos entram em um estado de alerta para lidar com uma crise específica, mas nós pagamos um preço se o estado de estimulação durar muito tempo “ .















Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire